NOME DE NASCIMENTO: Claudio de Assis Ferreira
NASC.:19\12\1955(54 anos)
CIDADE: Caruaru, Pernambuco
Profissão: diretor, ator, produtor
Os filmes de Claudio Assis seguem uma tematica naturalista, no qual apresentam o ambiente físico e social detalhadamente. A clareza em relação ao ambiente em que se passa a historia é tão grande, que lhe permite compor e decompor os detalhes de cada cena.
Os personagens de seus filmes tambem sofrem grande influência do estilo naturalista. Onde não passam de marionetes sendo guiadas pelas mazelas da sociedade. Sendo arrastadas em meio a realidade de onde vivem. Agindo apenas em função de seus proprios instintos.
AS PERSONAGENS APARECEM, ENTÃO, COMO PRODUTOS, COMO CONSEQUENCIAS DE FORÇAS PREEXISTENTES QUE LHES ROUBAM O LIVRE-ARBITRIO E AS TORNAM, EM CASOS EXTREMOS, VERDADEIROS JOGUETES.
Sempre mostrando Pernambuco como cenário para seus filmes, Assis ja produziu dois longas metragens em nosso Estado. Esses são Baixio das Bestas(2007) e Amarelo Manga(2003). Excelentes filmes, bem recebidos pela critica, porém não muito bem recebidos pelo publico em geral. Afinal, o cinema de Claudio Assis não é um cinema de massa. Seus filmes são feitos para pensar, não para agradar a todos. Onde o heroi salva a mocinha no final e todos saem felizes...
Seus filmes não são assim, neles, geralmente, os personagens terminam como começaram, apenas deixando a vida passar e arrastalos junto com ela.
Ele vem produzindo um novo filme aqui em Recife: A Febre do Rato. Se for tão "cru" e seguir o mesmo estilo dos outros dois filmes, será uma otima pedida para aqueles que assistem a um filme não para se divertirem e sim para pensarem.
O cinema de Claudio Assis, vem divulgando cada vez mais o nordeste brasileiro, de preferencia nosso Estado. Que vem crescendo muito na visão do resto do país, não só em ambito economico, mais principalmente cultural. Tendo grande parte disso influencia na música e cinema Pernambucana.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário